sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Ontem pensei sobre o consumismo, sobre o comércio, sobre a mídia e sobre a cultura!

É incrivel como tudo se entrelaça mesmo que não tenha nada a ver uma coisa com a outra. 

Cultura, social/antropologicamente falando, é todo costume de um povo. 
Cultura, popularmente falando, consiste no conhecimento erudito, em literatura, arte e música. 

A mídia comercializa a cultura antropológica, ainda que a maioria não saiba do que se trata a antropologia e a sociologia. A mídia induz ao consumismo desenfreaaaado! vende ilusões, padrões de moda, de beleza, de conforte e bem estar. A mídia manipula as massas, estipula padrões de comportamento e normatiza a felicidade. 


Enquanto isso, a cultura do senso comum, permanece desvalorizada. 
O poder de questionamento, que deveria ser estimulado, vai ficando de lado, jogado pra escanteio, apenas os gandulas que não aparecem no jogo conseguem alcançá-las, porque o que está em campo é a mídia manipuladora de bonecos iguais, mecânicos, e verdadeiras marionetes. 

A cultura do senso comum só tem a perder. 
Os cinemas estão virando igrejas. 
As igrejas nem ao menos cumprem seus papéis sociais, muito menos espirituais. 
Os filmes exibem pornografia explícita e gratuita, além de violência e assassinatos frios. 
Os teatros perderam o foco, deixaram a criatividade e atuam com todos os recursos que tiram a graça de um bom espetáculo. 
O incentivo a leitura é tão pequeno, que os adolescentes não conseguem compreender a liguagem de Machado de Assis - e se não fosse ao Sítio do Pica-Pau-Amarelo, acho que também não compreenderiam Monteiro Lobato. 

Por fim, tudo virou comércio: Tv, teatro, igreja, literatura... e não tem jeito, senso comum ou ciência,  TUDO É CULTURA!


Lauraine Santos.

Um comentário:

MOISÉS POETA disse...

Sim . a midia é canalha e tendenciosa. favorece uma certa camada da sociedade. imagine voce um garoto nascido e criado na pior favela da cidade em que vive ,sendo bombardeado com anúncios convidativos de diversas marcas de tenis , roupas , etc...
cria-se a falsa ilusão que tudo aquilo esta a seu dispor. e o fato é que o garoto ao não conseguir tudo aquilo que lhe foi anunciado,tenta por meios ilicitos consegui-los. a sociologia tem um papel importante e apreciável na cultura de um povo. mas o que se vê é a midia manipulando ou escondendo fatos importantes. colocando-se no centro de tudo.

Beijo , Lauraine !
gostei da sua postagem .